O visto EB-2 (Profissionais com Grau Avançado) é uma categoria de visto de imigração nos Estados Unidos projetada para indivíduos com graus avançados ou habilidades excepcionais em seu campo de especialização. Permite que profissionais com qualificações avançadas imigrem para os Estados Unidos e busquem oportunidades de emprego.
O visto EB-2 faz parte da categoria de vistos de preferência baseados em emprego e é dividido em duas subcategorias: EB-2(A) para profissionais com graus avançados e EB-2(B) para indivíduos com habilidades excepcionais. Ambas as subcategorias requerem uma oferta de emprego de um empregador dos EUA, e o empregador deve apresentar uma petição em nome do requerente.
Para se qualificar para o visto EB-2, o requerente deve atender a determinados critérios, dependendo da subcategoria sob a qual estão se candidatando:
Além de atender aos critérios específicos de cada subcategoria, o requerente também deve obter uma certificação de trabalho do Departamento de Trabalho dos EUA. Essa certificação verifica se não há trabalhadores qualificados disponíveis nos EUA para a posição oferecida ao requerente.
É importante observar que o visto EB-2 possui um limite numérico anual, o que significa que pode haver um tempo de espera para a disponibilidade do visto. No entanto, indivíduos de certos países podem se beneficiar de um tempo de espera mais curto com base na disponibilidade do visto conforme o sistema do Boletim de Vistos.
O processo de aplicação para o visto EB-2 envolve o empregador apresentando uma petição Formulário I-140 em nome do requerente ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS). Uma vez aprovada a petição, o requerente pode prosseguir com a aplicação do visto em uma embaixada ou consulado dos EUA em seu país de origem.